5 Motivos Para Você Fazer Um Valuation De Sua Empresa

Veja os principais motivos para você realizar um Valuation da sua empresa.
Marcio Santos
July 25, 2021

Introdução

Se você nunca fez ou pensou em fazer um valuation de sua empresa, você deve considerar a possibilidade de fazê-lo. O Valuation fornece ao proprietário várias informações e dados econômicos e financeiros sobre o valor real da sua empresa. Essas informações são algo que todos os proprietários de empresas devem ter disponíveis. A obtenção de uma avaliação de negócios também deve ser realizada anualmente para demonstrar o crescimento de sua empresa e poder comparar com a média do mercado.

 Listamos aqui 5 benefícios obtidos através de um valuation bem realizado:

1. Melhorar a visibilidade dos ativos da empresa

É significativamente importante obter uma avaliação precisa do valutation da empresa, ou seja, saber quanto ela vale de fato. As estimativas não são aceitáveis, pois é uma generalização e não considerará alguns elementos fundamentais, somente obtidos através da análise detalhada.

Números específicos precisam ser obtidos com os processos de avaliação para que os empresários possam obter cobertura de seguro adequada, saber quanto reinvestir na empresa e por quanto vender para que você ainda tenha lucro.

2. Compreensão do valor de revenda da empresa

Se você está pensando em vender sua empresa, é necessário saber seu verdadeiro valor. Esse processo deve ser iniciado muito antes de o negócio ser colocado à venda no mercado aberto, pois você terá a oportunidade de dedicar mais tempo para aumentar o valor da empresa e atingir um preço de venda mais alto. Como empresário, você deve saber qual é o valor da sua empresa.

Você também precisa estar ciente de qual é realmente o valor de revenda da sua empresa para negociar um preço de venda mais alto. Use estatísticas em preto e branco, fornecidas por uma empresa de avaliação, para solidificar sua posição sobre o preço de venda mais alto.

O CEO da A. Neumann & Associates, LLC, Achim Neumann, disse: "Somos abordados por proprietários de empresas para que o valor de seus negócios seja determinado dois a quatro anos antes da venda prevista."

Nos da Aftersun7 concordamos com o parecer do Sr. Neumann, pois entendemos que ao saber o quanto vale a sua empresa alguns anos antes da venda, o proprietário que já tem esse objetivo em seu planejamento estratégico de longo prazo, terá condições de colocar todos os esforços no sentido de garantir uma curva saudável de crescimento até o instante da venda. Dessa forma, certamente o preço final da transação de venda será muito mais elevado do que aquelas empresas que simplesmente não se preparam para vender o seu negócio e promovem o que o mercado nomeia como venda eventual ou não planejada. Vale lembrar que o comprador, sejam fundos de Private Equity ou algum player do segmento em que a sua empresa atua, tem sempre por objetivo reduzir o preço de sua empresa, principalmente se não houver um valuation muito bem estruturado por parte do vendedor.

3. Obtenha um verdadeiro valor para a empresa

Você pode ter uma ideia geral do valor do seu negócio, com base em dados simples, como valor de mercado de ações, valor total dos ativos e saldos das contas bancárias da empresa. Porém, há muito mais nas avaliações de empresas do que esses fatores simples. Trabalhe com uma empresa de avaliações de confiança para garantir que os números corretos sejam fornecidos.

Saber o verdadeiro valor da sua empresa costuma ser um fator decisivo se a venda do negócio se tornar uma possibilidade. Também ajuda amostrar a receita da empresa e o crescimento da avaliação ao longo dos cinco anos anteriores. Os compradores em potencial gostam de ver que a empresa tem apresentado um crescimento regular e consistente à medida que envelhece.

 

4. Melhor durante fusões / aquisições

Se uma grande empresa fizer uma proposta de compra para sua empresa, você deve ser capaz de mostrar a ela qual é o valor como um todo, quais são suas retenções de ativos, como ela cresceu e como pode continuar acrescer. As grandes corporações tentarão adquirir o seu negócio ou fundir-se com ele com o mínimo de dinheiro possível, em alguns casos até em troca de assumir o passivo contabilizado ou oculto dos demonstrativos financeiros.

Quando você está municiado com uma valuation bem estruturada, o processo de negociação com possíveis compradores de sua empresa, certamente será muito mais equilibrado.

Se você receber uma oferta pela sua empresa menor do que o valor indicado, rejeite o negócio ou ofereça-se para entrar na mediação de negociação. Isso ajudará os dois lados a chegarem a um acordo confortável.

5. Acesso a mais investidores

Quando você busca investidores adicionais para financiar o crescimento da empresa ou salvá-la de um desastre financeiro, o investidor vai querer ver um relatório de avaliação completo da empresa. Você também deve fornecer aos investidores potenciais uma projeção de avaliação com base no financiamento fornecido. Os investidores gostam de ver para onde está indo seu dinheiro e como isso lhes proporcionará o retorno do investimento.

É mais provável que você chame a atenção de um investidor em potencial quando ele perceber que seus fundos levarão a empresa para o próximonível, aumentarão seu valor de mercado e o retorno sobre o capital investido, será muito mais atrativo.

Conclusão

Uma vez que o valuation da sua empresa tenha sido concluído, estabeleça novas metas para aumentar o valor da empresa no próximo ano. Todos os anos, você deve reservar um tempo para comparar as avaliações dos anos anteriores para medir o crescimento, as perdas e observar onde há espaço para melhorias. Existem três tipos principais de avaliações e as empresas devem aproveitar a oportunidade para concluir todas as três anualmente.

·       Modelo de fluxo de caixa descontado.

·       Múltiplos de mercado.

·       Ativos ou valor patrimonial. 

O mais importante, no entanto, é saber de fato quanto vale a sua empresa, sendo que em muitos casos as 3 metodologias são apresentadas pela empresa de consultoria especializada.