CAPEX vs. OPEX: Qual é a diferença?

Capital Empregado e Despesas Operacionais, quais são as suas principais diferenças?
Marcio Santos
August 21, 2021

CAPEX vs. OPEX: Uma Visão Geral

As empresas têm uma variedade de despesas, desde o aluguel que pagam por suas fábricas ou escritórios até o custo da matéria-prima de seus produtos, os salários que pagam a seus trabalhadores e os custos gerais de crescimento de seus negócios. Para simplificar todos esses custos, as empresas os organizam em diferentes categorias. Dois dos mais comuns são despesas de capital (CAPEX) e despesas operacionais (OPEX).

Os dispêndios de capital(CAPEX) são as compras principais que uma empresa faz e que devem ser usadas no longo prazo. As despesas operacionais (OPEX) são as despesas diárias em que uma empresa incorre para manter o seu negócio operacional.

PRINCIPAIS VANTAGENS

• Os dispêndios de capital(CAPEX) são as principais despesas de longo prazo de uma empresa, enquanto as despesas operacionais (OPEX) são as despesas do dia a dia da empresa.

• Exemplos de CAPEX incluem ativos físicos, como edifícios, equipamentos, máquinas e veículos. 

• Exemplos de OPEX incluem salários de funcionários, aluguel, serviços públicos, impostos sobre a propriedade e custo dos produtos vendidos (CPV).

• As despesas de capital não podem ser deduzidas da receita para fins fiscais, enquanto as despesas operacionais podem ser deduzidas dos impostos.

CAPEX

As despesas de capital são compras de bens ou serviços significativos que serão usados ​​para melhorar o desempenho de uma empresa no futuro. As despesas de capital geralmente são para ativos fixos, como imobilizado (imobilizado). Por exemplo, se uma empresa de petróleo comprar uma nova plataforma de perfuração, a transação seria um gasto de capital.

Uma das características que definem as despesas de capital é a longevidade; o que significa que as compras beneficiam a empresa por mais de um ano fiscal.

CAPEX representa os gastos da empresa com ativos físicos. A seguir estão exemplos comuns de despesas de capital:

• Instalações de manufatura, equipamentos e maquinários;

• Melhorias de construção;

• Computadores;

• Veículos e caminhões.

Cada setor pode ter diferentes tipos de despesas de capital. O item adquirido pode ser para a expansão do negócio, atualização de equipamentos antigos ou expansão da vida útil de um ativo fixo existente. As despesas de capital estão listadas no balanço patrimonial na seção de imobilizado. O CAPEX também está lista dona seção de atividades de investimento da demonstração do fluxo de caixa. 

Os ativos fixos são depreciados ao longo do tempo para distribuir o custo do ativo ao longo da sua vida útil. A depreciação é útil para despesas de capital porque permite que a empresa evite um impacto significativo em seus resultados financeiros no ano em que o ativo foi comprado.

O CAPEX pode ser financiado externamente, o que geralmente é feito por meio de garantia sou financiamento de dívida. As empresas emitem títulos, contraem empréstimos ou usam outros instrumentos de dívida para aumentar seu investimento de capital. Os acionistas que recebem pagamentos de dividendos prestam muita atenção aos números do CAPEX, procurando uma empresa que pague a receita enquanto continua a melhorar as perspectivas de lucro futuro.

OPEX

Despesas operacionais são os custos que uma empresa incorre para administrar suas operações diárias. Essas despesas devem ser custos normais e habituais para o setor em que a empresa opera. As empresas relatam o OPEX em suas declarações de renda e podem deduzi-lo de seus impostos do ano em que as despesas foram incorridas.

A seguir estão exemplos comuns de despesas operacionais:

• Aluguel e utilidades;

• Salários e salários;

• Taxas contábeis e jurídicas;

• Custos indiretos, como despesas de vendas, gerais e administrativas (SG&A);

• Impostos sobre a propriedade;

• Viagem de negócios;

• Juros pagos na dívida.

OPEX também consiste em despesas com pesquisa e desenvolvimento (P&D)e custo dos produtos vendidos (CPV). As despesas operacionais são incorridas por meio de operações comerciais normais. O objetivo de qualquer empresa é maximizar a produção em relação ao OPEX. Dessa forma, o OPEX representa uma medida essencial da eficiência de uma empresa ao longo do tempo.

Conclusão

Em síntese, as despesas de capital são compras importantes que serão usadas além do período contábil atual em que foram adquiridas. Despesas operacionais representam as despesas do dia a dia destinadas a manter uma empresa funcionando. Por causa de seus atributos diferentes, cada um é tratado de maneira separada.

OPEX são despesas de curto prazo e normalmente são utilizadas no período contábil em que foram adquiridas. Isso significa que eles são pagos semanalmente, mensalmente ou anualmente. Os custos de CAPEX são pagos antecipadamente de uma só vez. Os retornos do CAPEX demoram mais para se concretizar, por exemplo, maquinários para um novo projeto, enquanto os retornos do OPEX são muito mais curtos, como o trabalho que um funcionário faz diariamente para ganhar seu salário.

Se uma empresa optar por alugar um equipamento em vez de comprá-lo como despesa de capital, o custo do arrendamento será classificado como despesa operacional.